CURSOS E TÉCNICAS    

LOGO_vc.png

Aqui explico os conceitos básicos do canto (coral e individual), abordando os seguintes temas:

1) conceito de canto

2) postura e relaxamento

3) aparelho fonador

4) respiração para cantores

5) tipos de respiração

6) pregas vocais

7) ressonadores

8) tipos de vozes - FACH

9) como classificar as vozes

10) registros vocais - basal, modal e elevado

11) tipos de vibratos

12) leitura de partituras para coral

13) dinâmica de ensaio coral

Neste vídeo, você aprende como funciona um coral, formação, vozes, ensaios, técnicas respiratórias, técnicas vocais, repertório, etc.

 

Possuo mais de 20 anos de experiência em regência de corais e compartilho aqui, instruções gerais para cantores, coordenadores e regentes de corais, ou para quem quer montar um coral.

Faça o DOWNLOAD dos slides deste vídeo.

Uma boa RESPIRAÇÃO é necessária para um bom cantor.

Neste vídeo mostro como funciona toda a musculatura respiratória e  como funciona a correta respiração para o canto.

Nasofibroscopia e Laringoscopia em cantor cantando

Neste exame que fiz com o Dr Reinaldo Yazaki, especialista em voz cantada, é mostrada toda a estrutura nasal, faringe e pregas vocais enquanto cantava.

Muito interessante pois mostra o aparelho fonador e respiratório em ação.

E o exame é tranquilo de fazer - não dói nada nem incomoda.

Técnicas respiratórias são exercícios e atividades que visam exercitar a musculatura intercostal e adbominal, para que fiquem fortes e melhor controláveis para o uso dos pulmões, de acordo com a exigência do canto executado.

 

Existe um aparelho que treina a musculatura e promove um avanço rápido e significativo no controle da emissão do ar - o Respiron. 

 

Assista ao vídeo ao lado, conheça o aparelho e entenda como é usado.

Aqui, um vídeo explicando rapidamente o que é CLASSIFICAÇÃO VOCAL.

 

E também um teste rápido para saber qual seu tipo de voz.

 

Claro que não encerra o assunto, pois recomendo que a classificação vocal seja feita por um regente de corais, com experiência no tema.

 

As classificações vocais (de que tom a que tom é tal voz) não são unânimes - variam de autores.

É sempre muito bom conhecer nosso APARELHO FONADOR.

 

Com este entendimento, fica mais fácil detectar problemas, dificuldades e possibilidades.

Assista com atenção, pois é o mais perfeito instrumento musical do mundo!

Teoria musical de forma simples, direta e com exemplos.

Indispensável para quem canta, coral ou solo.

Assista ao primeiro episódio do módulo à distância do Centro de Cultura Coral (CCC). Nele, Valentina Peleggi fala sobre as origens e particularidades dessa forma de fazer música, e seis membros do Coro da Osesp apresentam os tipos de vozes que formam o grupo. O CCC é um programa aberto a todos os grupos corais amadores e semiprofissionais do Brasil. Saiba mais sobre as atividades do projeto em http://bit.ly/ccc-osesp.

No segundo episódio do módulo à distância do nosso Centro de Cultura Coral, Valentina Peleggi – Regente do Coro da Osesp – convida a fonoaudióloga Dra. Silvia Pinho para falar sobre a voz. Como ela funciona? O que são as ressonâncias? Assista e descubra. O CCC é um programa aberto a todos os grupos corais amadores e semiprofissionais do Brasil. Saiba mais sobre as atividades do projeto em http://bit.ly/ccc-osesp.

Assim como um atleta se aquece antes de praticar um esporte, um cantor ou cantora precisa estar preparado(a) antes de começar a soltar a voz em um ensaio ou concerto. Daí a importância dos vocalizes. Neste vídeo, os monitores do Coro da Osesp explicam e demonstram alguns dos principais exercícios que fazem parte da rotina do grupo. As mesmas sequências são também mostradas com todos os membros do nosso Coro reunidos. Faça o download dos vocalizes aqui: http://bit.ly/ccc-osesp-vocalizes

Valentina Peleggi e o Coro da Osesp estão de volta com mais um vídeo do Centro de Cultura Coral (CCC) da Osesp. Desta vez o assunto é afinação e timbre (e a importância e relação desses dois conceitos).

© 2020 evandro olivah

contato JORGE NASSIF AMBAR 17991462171 evandroolivah@gmail.com São Paulo SP Brasil